4 dicas essenciais para ganhar agilidade no setor de expedição

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O setor de expedição de uma empresa é o responsável pelas questões relacionadas ao envio dos produtos aos seus consumidores e parceiros. Essa área muitas vezes é negligenciada pelos gestores, mas tem papel fundamental para o sucesso do negócio. Os maiores problemas são decorrentes da alta demanda de atividades, da falta de comunicação entre os departamentos e da falta de planejamento.

Somente por meio de um bom gerenciamento de expedição é possível reduzir custos e desperdícios, além de aumentar a satisfação dos clientes, ganhar competitividade e alcançar melhores resultados. Por esse motivo, listamos as melhores práticas que devem ser realizadas para otimizar o setor. Acompanhe!

1. Identifique gargalos

As melhorias em uma empresa dependem principalmente do conhecimento a respeito dos processos realizados. Sendo assim, o primeiro passo para agilizar o setor de expedição é mapear todos os procedimentos, como detalhes da chegada das mercadorias, tempo médio de estocagem, forma de organização dos produtos, entre outros. Quanto mais informações forem levantadas, mais acertada será a análise.

Após obter os dados, examine cada etapa e verifique se há gargalos ou perdas durante o processo. Um exemplo bastante comum é em relação aos atrasos na produção, que prejudicam o prazo de envio. Outro muito observado é a perda de mercadoria em decorrência de avarias sofridas pelo armazenamento incorreto. Portanto, procure por falhas no processo e trace estratégias para mudar esse cenário.

2. Elabore um planejamento

Uma administração eficiente do setor de expedição deve estar baseada em planejamentos que vão além do controle de recebimento e de envio das mercadorias. É preciso pensar em ações em curto, médio e longo prazo. Portanto, leve em conta uma série de fatores, como a dinâmica do mercado e os hábitos de consumo. Assim, você saberá quais produtos têm mais demanda.

Outro ponto a ser observado é sobre as regiões para as quais é destinada a maior parte das mercadorias. Faça também um levantamento sobre a sazonalidade dos produtos e prepare-se antecipadamente a fim de cumprir tais prazos, evitando a sobrecarga no setor e o consequente atraso no envio.

3. Invista no layout do setor de expedição

Outra estratégia bastante eficaz é investir em um layout adequado, de modo a favorecer uma melhor disposição dos produtos no armazém. Essa prática permitirá um aumento significativo na produtividade. As mercadorias que são expedidas com maior frequência e em mais quantidade devem ficar a alturas acessíveis, pois facilita o trabalho de separação para o envio.

Avalie com atenção seus produtos, a forma como são guardados e colocados no veículo de transporte, além de pensar na melhor maneira de organizar o espaço para tornar os processos fáceis e rápidos.

4. Automatize os processos

A tecnologia oferece uma série de soluções para tornar os processos industriais ágeis, precisos e padronizados. Por isso, os gestores têm investido cada vez mais em automação industrial também no setor de expedição.

Afinal, as inovações permitem maior segurança no deslocamento de cargas, evitam acidentes de trabalho, reduzem a possibilidade de erros e, ainda, possibilitam que uma parte dos recursos humanos sejam alocados para outros departamentos.

Enfim, o setor de expedição tem posição estratégica dentro de uma empresa, por isso é imprescindível um bom gerenciamento. Além das dicas deste post, tenha sempre fornecedores confiáveis, que entreguem a matéria-prima dentro do prazo, e realize capacitações regulares em sua equipe.

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