Entenda o que é vantagem competitiva e como ela aumenta sua força na indústria!

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Você certamente já ouviu falar sobre o termo vantagem competitiva e, mesmo que não saiba exatamente o que significa, em algum momento já buscou essa condição para a sua empresa. Na realidade, isso é o que faz com que uma indústria se coloque à frente da concorrência e ganhe certo destaque no mercado.

Existem inúmeras estratégias para alcançar essa situação, que vão desde o básico no que tange a um bom atendimento, até inovações tecnológicas. Por isso, se você quer saber mais sobre o assunto e entender como alcançar a vantagem competitiva na indústria, fique com a gente. Boa leitura!

O que é vantagem competitiva?

Uma vantagem competitiva é, principalmente, aquilo que coloca uma instituição à frente dos seus concorrentes, dando certo destaque para ela. Indiretamente, essa é uma das maneiras de tornar uma marca frequente na memória dos clientes, fazendo com que ela seja uma escolha lógica no momento de adquirir um produto.

Isso é obtido por meio do aperfeiçoamento de processos, de uma estratégia eficiente de redução de custos e consequente precificação, e do reconhecimento de novas oportunidades, por exemplo. Mas isso é só a ponta do iceberg. De modo geral, tudo o que a sua indústria faz tem impacto no seu posicionamento e na sua vantagem (ou desvantagem) competitiva.

Como identificar uma vantagem competitiva?

Agora que você já sabe o que é vantagem competitiva, é chegada a hora de entender melhor como você pode identificar essa situação na indústria e de que forma ela impacta esse tipo de negócio. Está preparado? Então, vamos lá!

Estude seus concorrentes

Ficar ligado na performance da concorrência é uma das principais medidas que podem levar a uma vantagem competitiva. Quem faz isso observa como outras indústrias estão se posicionando no mercado, quais inovações estão adotando e assim por diante.

Com essas informações, elas passam a ter uma ideia de quais são os benefícios e atrativos únicos do seu negócio que os concorrentes não têm e que fazem com que sejam uma potência frente a eles.

Invista em atendimento qualificado

O atendimento também é um grande potencial no que tange à vantagem competitiva. Uma indústria que consegue identificar quais são as necessidades dos seus clientes aumenta as chances de realizar entregas de valor.

Para isso, os gestores apostam na automação para agilizar o atendimento e concentrar os esforços em melhorar a experiência tanto dos clientes quanto dos próprios fornecedores. Dessa forma, ficam disponíveis 24h, com agilidade e eficiência.

Use a tecnologia como sua aliada

Em termos de diferenciação no mercado e vantagem competitiva, a tecnologia é uma aliada indispensável, afinal, além de agilizar e qualificar processos, ela ainda permite a criação de soluções pontuais, como otimizar a capacidade ociosa na indústria. Nesse caso, é possível alcançar um novo nível na qualidade dos seus produtos e serviços.

Mas não para por aí. Os recursos abrangem desde sistemas integrados até a robótica. Além disso, eles podem direcionar esforços para promover entregas mais personalizadas dos seus serviços e um atendimento mais humanizado, por exemplo.

Invista em estratégias de pós-venda

O pós-venda é uma estratégia bastante negligenciada quando pensamos no que é vantagem competitiva. No entanto, ela é bastante relevante para entregar mais valor para o cliente e, com isso, galgar novas conquistas em termos de diferenciação.

Mostrar interesse na opinião dos clientes e se dedicar em melhorar essa experiência, com certeza, é algo que faz toda a diferença no posicionamento no mercado. Portanto, uma etapa frequentemente ignorada como o pós-venda é, na verdade, uma ótima oportunidade de construir um diferencial.

Estude as tendências de mercado

Existem dois recursos importantes que podem ser utilizados para estudar as tendências de mercado: o benchmarking e a análise de forças e fraquezas. Com o primeiro, as empresas levantam informações relevantes sobre as práticas utilizadas pela concorrência para se manterem competitivas. Com o segundo, delineiam as vantagens em que podem focar para oferecer o que outras indústrias não estão entregando.

Manter o foco da indústria no cliente é uma estratégia prioritária para garantir experiência diferenciada e conquistar uma vantagem competitiva mais consistente. Portanto, considere aprofundar seu conhecimento em cada uma das sugestões dadas ao longo deste post e coloque em prática.

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