Empresas de automação industrial: saiba como escolher a melhor

7 minutos para ler

Uma boa dica para começar é avaliar a qualificação das equipes das empresas de automação industrial disponíveis, no lugar de se concentrar apenas em especificações técnicas de peças e equipamentos. Afinal, essa capacidade é determinante para ajudar sua indústria a alcançar os seus objetivos.

A definição dos critérios de avaliação não pode se prender aos aspectos elementares, como qualidade do atendimento e certificações. Esses pontos são extremamente importantes, mas são requisitos mínimos, servindo para eliminar as empresas que não estão em condições de prestar um bom serviço.

Para trabalhar com a melhor opção que, além de resolver os problemas imediatos, possa contribuir com o aprimoramento contínuo de sua produtividade, permitindo a formação de uma parceria duradoura, é preciso pensar no longo prazo.

Essa medida ajuda a diminuir custos com substituições desnecessárias de tecnologia e a melhorar a competitividade. Continue a leitura e saiba tudo o que precisa para desenvolver a sua avaliação.

O que é a automação industrial?

A automação industrial é caracterizada pela execução de procedimentos do processo produtivo de forma autônoma por equipamentos e softwares, ou seja, sem interferência humana. Portanto, é diferente da mecanização, na qual um processo executado por uma pessoa é facilitado pelo uso de um maquinário.

Sendo assim, um robô pintor que consegue tingir um item durante o processo de manufatura executa um sistema automatizado, enquanto uma furadeira acionada por uma pessoa mecaniza um procedimento.

Contudo, atualmente a automação industrial está em um processo rápido e impactante de transformação, seguindo tendências marcantes em relação à forma como usamos os dados. Sensores e softwares são aplicados para levantar informações de cada equipamento, revolucionando a automação e envolvendo muito mais do que a simples melhora da produtividade.

Com base nas informações levantadas em tempo real sobre o desempenho de cada equipamento monitorado, é possível trabalhar em máxima otimização dos processos que, na prática, podemos traduzir como um esforço para fazer cada vez mais com os mesmos recursos e de modo muito mais previsível.

Isso significa que nenhuma gota a mais de tinta precisa ser gasta em uma pintura, ou de cola em um processo de colagem, ou uma quantidade exagerada de retalhos deva ocorrer ao se efetuar um corte de algum material. Uma manutenção não necessita demorar mais que o programado. Assim, além de aumentar a produtividade e otimizar os processos, a automatização também melhora a precisão na execução e elimina desperdícios.

Como escolher empresas de automação industrial?

Com base na definição do tópico anterior, é possível deduzir a complexidade do trabalho de um bom fornecedor de automação. A capacitação e qualificação da equipe, que sempre foram importantes, assumem uma relevância cada vez maior diante das transformações pelas quais passa a indústria mundial.

Desse ponto de vista, a escolha da melhor automação não pode se limitar a uma análise técnica de equipamentos e sistemas, pois estamos em um momento de profunda transformação do processo produtivo. Poder contar com parceiros habilitados para ajudar nessa passagem é uma vantagem estratégica importante.

Sendo assim, confira agora os aspectos que separamos para você considerar na sua avaliação. Eles estão listados nos tópicos abaixo.

Faça uma avaliação da reputação do fornecedor

O primeiro ponto a avaliar na construção dessa parceria é conferir a tradição e a reputação da empresa. Um negócio com tempo no mercado e reconhecido pelos seus clientes e fornecedores merece uma confiança maior em sua capacidade de entregar o que promete.

Verifique a solidez da empresa no mercado

Outro detalhe fundamental é fazer um levantamento da situação financeira e de crédito da empresa. Por mais que ela se mostre comprometida com o prazo de entrega e a qualidade, por exemplo, ela pode ter dificuldade em cumprir as suas promessas se tiver falta de capital de giro ou de crédito para financiar a sua operação.

Além disso, também é determinante se certificar de que a empresa tenha a estrutura necessária para dar o apoio técnico que a sua indústria precisa e de acordo com a demanda de consumo exigida.

Fornecedores pequenos podem ser muito atenciosos e dedicados, o que é um ponto a se considerar, mas sem a estrutura necessária vão ter dificuldade em cumprir prazos, fazer reposições e até de entregar a quantidade desejada.

Busque referências

Mais do que levantar depoimentos positivos de clientes, é fundamental conhecer cases de sucesso de projetos de automação. Preferencialmente, busque avaliar casos semelhantes ao da sua indústria — do mesmo segmento ou com um porte parecido, por exemplo.

Compare o custo benefício

Investir pouco em um projeto que não traga retorno é prejuízo, enquanto um grande investimento com alto rendimento é um excelente negócio. Assim, você não precisa trabalhar com um orçamento ilimitado, o que seria inviável, mas pensar em automação além da base nos custos.

Por exemplo, investir um valor baixo em um equipamento de menor durabilidade ou desempenho pode reduzir o seu investimento inicial, mas gerar um gasto muito maior em longo prazo. Por isso, pense em termos do retorno que pode obter com o investimento em automação, considerando competitividade, produtividade, custos de produção e gastos indiretos.

Levante o grau de especialização e experiência

Busque uma parceria e não apenas a compra de um equipamento ou outro. Por isso, avalie a competência dos profissionais desde a equipe comercial, que deve assumir uma postura técnica e consultiva, até os engenheiros e técnicos, que fornecem suporte ao trabalho do time de vendas.

Manter engenheiros especialistas em drives e automação industrial permite auxiliar sua indústria com as especificações técnicas e adequadas a cada situação e necessidade.

Inclua os parceiros na avaliação

Do mesmo modo como a sua indústria teria dificuldades se não pudesse contar com parceiros competentes e especializados, os seus fornecedores também precisam de boas parcerias para prestar um bom atendimento.

Percebemos na prática como isso faz diferença no nosso trabalho como distribuidora Platinum Schneider. Contar com a qualidade de um parceiro de peso, bem como com seu apoio técnico, amplia em muito a capacidade de prestar um bom serviço.

Para concluir, podemos dizer que, nesse contexto de transformação dos processos industriais e digitalização das organizações, é determinante contar com a ajuda de empresas que respeitem e entendam a cultura interna, os valores e os princípios do seu negócio. Isso porque as variáveis que determinam o sucesso de qualquer modernização não são puramente técnicas, pois envolvem pessoas.

Além disso, também é fundamental avaliar o quanto as possíveis empresas de automação industrial conhecem do seu negócio, ao ponto de poderem desenvolver e entregar soluções específicas para a sua indústria. 

Agora é o momento de começar a sua avaliação. Entre em contato conosco e descubra como a nossa equipe atua dedicada em cumprir com os requisitos que listamos para você.

Você também pode gostar

Deixe um comentário